Protesto contra morte de ambulante senegalês termina em conflito com a PM no Centro de SP

O protesto foi organizado em repúdio à morte do ambulante senegalês Ngange Mbaye, baleado durante uma abordagem Policial, no Centro de São Paulo.


Dezenas de vendedores ambulantes e senegaleses, realizaram uma manifestação pedindo por justiça, na manhã deste sábado (12), no bairro do Brás, região Central de São Paulo.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o ato aconteceu em ruas ao entorno do comércio central e terminou em tumulto e conflito com Policiais Militares.
 
Ainda segundo a PM, para dispensar os manifestantes, os agentes precisaram lançar bombas de gás lacrimogêneo. 

O foco "racismo" foi bastante enfatizado no protesto. FOTO: Bruno Luiz/Portal Uol.


As imagens do conflito entre os manifestantes e a PM, foram registradas por populares e compartilhas nas redes sociais. Confira as imagens abaixo:


Com cartazes e gritos por justiça, os manifestantes fecharam as ruas em corrente com as mãos. Minutos depois, iniciou-se o conflito. Policiais Militares, Tropa de Choque e da Cavalaria, foram acionados para dispensar os manifestantes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Publica (SSP), a tensão aumentou após "uma pessoa em situação de rua", arremessar uma garrafa contra os Policiais. Em resposta, a PM utilizou bombas de efeito moral para conter a multidão.

Os ambulantes se dispersaram pelas ruas tentando se proteger. Alguns comerciantes também fecharam as portas das lojas com medo de possíveis saques. Ninguém foi preso e não houve feridos. O protesto foi encerrado por volta das 12h30m, no Largo da Concórdia.



Ngange ainda chegou a ser socorrido até um Hospital, mas não resistiu. Policiais Militares e funcionários da Prefeitura Municipal, recolhiam como de costume, mercadorias de ambulantes, que segundo a PM, trabalham irregularmente na região do Brás.

Durante a confusão, Ngange teria acertado um Policial com uma barra de ferro. O Policial revidou e atirou contra o senegalês, que logo após, correu em direção a multidão, mas acabou caindo. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que afastou das funções, o Policial que efetuou os disparos e que o caso segue sendo investigado.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Motociclistas por aplicativo realizam motociata em protesto no Centro de SP.