Governo do estado anuncia troca de comando da Polícia Militar em SP

A troca de comando, vem após uma serie de crimes e o aumento no número de ocorrências cometidas por Policiais Militares em todo estado Paulista.


O governador do estado de São Paulo, Tarciso de Freitas (Republicanos), decidiu nesta quarta-feira (16), trocar o comando da Polícia Militar.

De acordo com a pasta, o atual comandante, Coronel Cássio Araújo de Freitas, que tinha assumido o cargo em janeiro de 2023, será substituído pelo atual subcomandante, José Augusto Coutinho.

Segundo o secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP/SP), Guilherme Derrite, o coronel Cássio vai se aposentar, mas deve continuar atuando na área da segurança.

O atual subcomandante da PM, José Augusto Coutinho, deverá assumir o novo cargo de comandante-geral da corporação, nos próximos dias.

A troca de comando, vem após uma serie de crimes e o aumento no número de ocorrências cometidas por Policiais Militares em todo estado Paulista.

Quem é o novo comandante da PM

O novo comandante da PM de São Paulo já é visto como o “queridinho” do Secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite. Coutinho tem boa relação com a cúpula da pasta e da Polícia Civil.

O coronel já foi comandante da Rota e já passou pelo Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota está vinculada, foi alçado ao posto de subcomandante em fevereiro de 2024.

Aumento de crimes por Policiais

Segundo os dados do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público do estado, as mortes cometidas por Policiais Militares no Estado de São Paulo aumentaram 65% em 2024, se comparado a 2023.

Nos dados, só de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, cerca de 760 pessoas foram mortas por Policiais Militares, contra 460 mortes registradas no ano de 2023.

Dessas 760 mortes, 640 foram praticadas por Policiais em serviço e 120 mortes praticadas por Policiais em dias de folga. Uma média de duas pessoas mortes por dia. Este é o segundo ano consecutivo de aumento de mortes praticadas por policiais militares. 


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Motociclistas por aplicativo realizam motociata em protesto no Centro de SP.