A troca de comando, vem após uma serie de crimes e o aumento no número de ocorrências cometidas por Policiais Militares em todo estado Paulista.

O governador do estado de São Paulo, Tarciso de Freitas (Republicanos), decidiu nesta quarta-feira (16), trocar o comando da Polícia Militar.
De acordo com a pasta, o atual comandante, Coronel Cássio Araújo de Freitas, que tinha assumido o cargo em janeiro de 2023, será substituído pelo atual subcomandante, José Augusto Coutinho.
Segundo o secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP/SP), Guilherme Derrite, o coronel Cássio vai se aposentar, mas deve continuar atuando na área da segurança.
O atual subcomandante da PM, José Augusto Coutinho, deverá assumir o novo cargo de comandante-geral da corporação, nos próximos dias.
A troca de comando, vem após uma serie de crimes e o aumento no número de ocorrências cometidas por Policiais Militares em todo estado Paulista.
Quem é o novo comandante da PM
O novo comandante da PM de São Paulo já é visto como o “queridinho” do Secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite. Coutinho tem boa relação com a cúpula da pasta e da Polícia Civil.
O coronel já foi comandante da Rota e já passou pelo Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota está vinculada, foi alçado ao posto de subcomandante em fevereiro de 2024.
Aumento de crimes por Policiais
Aumento de crimes por Policiais
Segundo os dados do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público do estado, as mortes cometidas por Policiais Militares no Estado de São Paulo aumentaram 65% em 2024, se comparado a 2023.
Nos dados, só de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, cerca de 760 pessoas foram mortas por Policiais Militares, contra 460 mortes registradas no ano de 2023.
Dessas 760 mortes, 640 foram praticadas por Policiais em serviço e 120 mortes praticadas por Policiais em dias de folga. Uma média de duas pessoas mortes por dia. Este é o segundo ano consecutivo de aumento de mortes praticadas por policiais militares.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.
Tags
POLÍCIA