O teto do templo da Ordem Primeira de São Francisco, no Pelourinho na Capital Baiana Salvador desabou. Um pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas.

Uma turista Paulista de 26 anos, morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas, após parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", desabar na tarde desta quarta-feira (05), no Centro Histórico da Capital Baiana Salvador.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), o acidente ocorreu por volta das 14h30m, no templo da Ordem Primeira de São Francisco, que fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.
Imagens feitas por populares mostram os estragos de dentro da igreja, logo após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente a madeira que cobria o telhado. Confira as imagens abaixo:
Ainda segundo os Bombeiros, a turista Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo dela foi encaminhado por volta das 17h30m ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames necroscópicos.

Segundo informações de familiares, a jovem passeava no local com o namorado e um casal de amigos. Por sorte, o namorado dela e o outro amigo não se feriram, pois estavam em um espaço mais afastado. Já a amiga de Giulia, sofreu um corte na testa e foi levada para um hospital particular da cidade. Ela foi medicada e segue internada em observação médica.
Já as outras quatro vítimas, tiveram ferimentos leves e foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para Hospitais daquela região. Os nomes e idades dos feridos, ainda não foram divulgados.
O local foi isolado por equipes da Defesa Civil, Polícia Militar (PM), até a chegada da Perícia. As causas do acidente devem ser investigadas pelo os órgãos competentes. O corpo da jovem deverá ser translado para São Paulo nesta quinta-feira (06).
![]() |
Imagem de teto da Igreja antes e depois do acidente. FOTO: Divulgação/TV Bahia. |
O desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, será investigado pela Polícia Federal. A Polícia Civil da Bahia também vai apurar o caso, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
De acordo com a defesa Civil, o local já apresentava danos estruturais e necessitava de reparos e reforma. Todos os eventos que estavam marcados para acontecer no local foram cancelados.
Em nota, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifestou pesar pela morte da jovem e pelo o ocorrido e destacou que o templo tem valor inestimável para a humanidade, é considerado "Patrimônio Mundial pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], para o Brasil e para a Igreja Católica".
Fotos: Divulgação/TV Bahia.