A obra estava embargada desde o último dia 24 de janeiro, devido à construção irregular de pavimentos no local.

Um prédio em construção desabou, causando medo e pânico a moradores vizinhos, na manhã desta quinta-feira (13), na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o desabamento aconteceu por volta das 10h13m e deixou um vigilante ferido. Não havia funcionários trabalhando.
Segundo a Defesa Civil, a obra estava embargada desde o último dia 24 de janeiro, devido à construção de pavimentos acima do que era permitido.
Ainda segundo a pasta, durante a interdição, foram aplicadas duas multas ao proprietário e ao responsável técnico da obra, totalizadas em R$ 3,1 milhões. O proprietário do local, Renato Robson de Souza, obteve o Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova emitido pela Secretaria Municipal de Licenciamento e Urbanismo (SMUL) em outubro de 2023. O edifício recebeu o nome provisório de Residencial Recanto.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o prédio tinha apenas autorização para construir três andares de apartamentos, realidade totalmente diferente da encontrada no local.

A autorização dada pela SMUL afirmava que, na área, seriam erguidos 30 apartamentos de 24 a 46 metros quadrados, nos três pavimentos autorizados pela gestão municipal - térreo mais dois andares.
Em nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), órgão responsável por fiscalizar os projetos de engenharia, afirmou que está apurando a responsabilidade técnica sobre a edificação e notificará o responsável pela obra, para que o engenheiro apresente a documentação relativa da construção.
O órgão disse ainda que abriu um processo administrativo preliminar para apurar se houve infração à legislação profissional.
Sobre o desabamento, um vigilante que tomava conta do local ficou ferido. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até um Hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde do homem.
Imagens do desabamento foram registradas por câmeras. Confira abaixo o exato momento em que o prédio veio á baixo:
Tags
ZONA NORTE