Forte temporal deixa estações de metrô alagadas, residências sem energia e várias quedas de árvores na Capital e Região metropolitana de SP

Várias estações do metrô ficaram alagadas. Dezenas de árvores caíram e várias residências estão sem energia na região metropolitana.


Um forte temporal acompanhado de trovões, raios e rajadas de vento com mais de 100 km por hora, atingiu grande parte da Capital Paulista na tarde desta sexta-feira (24), deixando um rastro de destruição em vários pontos, além de estações de metrô fechadas.

De acordo com informações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), várias estações do metrô ficaram alagadas, atrasando ainda mais a circulação dos trens em algumas linhas.

Passageiros tiveram que se agarrar em grades na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, para não serem levados pela correnteza. A estação, que fica na Zona Norte de São Paulo, foi tomada pela água. 

As imagens foram feitas pelo os próprios passageiros, mostram a água entrando dentro de um dos tuneis da estação. Confira abaixo:


Segundo a CPTM, a circulação de trens das Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, além do Serviço Expresso Aeroporto foram afetadas. A Estação Brás, a circulação dos trens precisou ser interrompida devido aos pontos de alagamentos.

Confira abaixo quais linhas foram afetadas:

- Linha 7-Rubi - desde 16h44, a circulação de trens entre as Estações Campo Limpo Paulista e Botujuru está sendo feita com velocidade reduzida.

- Linha 10-Turquesa - desde as 17h, a circulação de trens está interrompida entre as estações Brás e Tamanduateí, devido a pontos de alagamento no trecho. O sistema de Ônibus Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido.

- Linha 11-Coral - A circulação de trens está sendo feita com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda a linha.

- Linha 12-Safira - desde as 16h20, a circulação de trens na Linha 12-Safira está interrompida, devido a pontos de alagamento nas estações e falha de sinalização na via. O sistema de ônibus Paese foi acionado para atender os passageiros durante a interrupção.

- Linha 13-Jade - Desde 17h, o serviço do Expresso Aeroporto está interrompido

- Linha 1-Azul - Estação Tucuruvi está intransitável e Estação Jardim São Paulo, devido aos pontos de alagamentos.

Alagamentos, falta de energia e queda de árvores

O forte temporal já era previsto para atingir a Capital Paulista na tarde desta sexta-feira (24), segundo os meteorologistas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos em todas as regiões.

Em aparelhos celulares cadastrados de moradores que moram em regiões mais afetadas, a Defesa Civil enviou um alerta de emergência grave alertando sobre os perigos.


De acordo com o sistema da Enel, por volta das 18h30m, mais de 180 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo. Ainda segundo a Enel, na Capital, já são mais de 150 mil moradores sem energia. 

Além disso, várias árvores caíram em regiões como a Zona Sul, uma das mais afetadas pelo temporal. A Enel informou que já acionou todas as equipes para atuar com emergência nos chamados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 18h50m, o sistema 193 registrou para a região metropolitana, 97 Chamados de queda de árvores ou vistoria, 219 Chamados para enchentes ou inundação, 04 Chamados para desmoronamento e 03 Chamados para queda de fiação.

Ainda segundo os Bombeiros, não há informações sobre desaparecidos ou mortos até o momento. Por volta das 15h30m, uma residência desabou na altura do número 564 da Rua Alfredo Pujol, em Santana, na Zona Norte da Capital. Não houve vítimas. Três viaturas dos Bombeiros foram acionadas até o local.

Mais chuvas

De acordo com a Agência de Meteorologia Clima Tempo, pode chover forte novamente durante a noite desta sexta-feira e madrugada deste sábado (25) em várias regiões da região metropolitana de São Paulo, inclusive na Capital Paulista. As chuvas podem vir com forte ventos, trovões e raios.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Motociclistas por aplicativo realizam motociata em protesto no Centro de SP.