Empresário e delator do PCC é morto a tiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos

O crime aconteceu por volta das 16h, no Terminal 2 do Aeroporto. Outras três pessoas também acabaram sendo feridas na ação.


O empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, de 38 anos, foi executado a tiros, na tarde desta sexta-feira (08), ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 16h, no Terminal 2 do Aeroporto.

Equipes do Corpo de Bombeiros ainda chegaram a ser acionadas, mas Antônio não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo, ainda no local.

A vítima estava próximo ao acesso do Terminal 2, quando homens encapuzados chegaram em um veículo modelo Volkswagen Gol, de cor preto, estacionaram em frente a um ônibus da Guarda Civil Metropolitana (GCM), desceram fortemente armados com fuzis e efetuaram vários disparos contra Antônio. Após o crime, os criminosos fugiram. 

Exato momento que funcionários do Aeroporto tentam socorrer a vítima. FOTO: Divulgação/Redes Sociais.

Equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM) foram acionadas e fizeram buscas na região pelo os criminosos. O carro usado no crime, foi encontrado abandonado em uma comunidade próximo ao Aeroporto. 

Segundo a Polícia, dentro do carro, foram encontrados munições de fuzil e um colete balístico. Ainda segundo a Polícia, os criminosos trocaram tiros com as Guarnições, perto do Hotel Pullman, nas imediações do aeroporto.

Outras três pessoas acabaram sendo feridas na ação. Dois motoristas de aplicativo e uma mulher que estava na calçada do aeroporto, próximos a Antônio, acabaram também sendo atingidos. As vítimas foram socorridas pelo o Corpo de Bombeiros para um Hospital da Cidade, em estado grave.

Uma das vítimas não resistiu 

Neste sábado (09), o motorista Celso Araújo Sampaio de Novais, de 41 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. De acordo com a equipe médica, Celso foi atingido por um tiro de fuzil nas costas. O corpo dele foi sepultado na manhã desta segunda-feira (11), em um Cemitério de Guarulhos (SP).

Carro usado no crime pelo os criminosos foi encontrado abandonado. FOTO: Divulgação/Polícia Civil.

O veículo e as munições foram apreendidos para Perícia. A Polícia realiza buscas na região pelo os suspeitos. A Polícia Civil divulgou imagens do registradas por câmeras de monitoramento do Aeroporto do exato momento do crime. 
(Confira as imagens abaixo - IMAGENS FORTES):


Quem era Antônio Gritzbach

O empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, foi delator do PCC ao Ministério Público de São Paulo, que estaria entregando uma série de esquemas de lavagem de dinheiro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Além disso, Antônio denunciou esquemas de corrupção envolvendo Policiais.

Segundo o Ministério Público (MP), em dezembro de 2023, Antônio havia sido alvo de um suposto atentado na sacada do apartamento em que mora na Anália Franco, na Zona Leste da Capital Paulista.

Ainda segundo o MP, após desavenças, Antônio teria mandado matar dois integrantes do PCC. Anselmo Becheli Santa Fausta (vulgo Cara Preta) e Antônio Corona Neto (vulgo Sem Sangue - motorista de Anselmo). Ambos foram mortos em 27 de dezembro de 2021. Antônio era réu por esses crimes.


Em dezembro de 2023, Antônio havia sido alvo de um suposto atentado na sacada do apartamento em que mora na Anália Franco, na zona leste da capital paulista.

Para o Ministério Público, o empresário mantinha negócios na área de criptomoedas. Ele prestou depoimentos ao MP nos últimos seis meses, sendo o último há 15 dias. Antônio era réu por lavagem de dinheiro de mais de R$ 30 milhões, proveniente do tráfico de drogas. 

A maior parte dessas operações de lavagem de dinheiro, era feita com a compra e venda de imóveis e de postos de gasolina.

Ainda segundo o Ministério Público, em março deste ano, Antônio assinou um acordo de colaboração premiada com o próprio Ministério. Em contrapartida, ele entregou vários esquemas do grupo, além de dar várias pistas de crimes ilícitos cometidos pelo PCC. Nos próximos dias, Antônio teria prometido entregar mais provas contra a facção.

A Polícia Civil já coletou imagens do sistema de câmeras do aeroporto e já estão sendo analisadas. Para a Polícia, tudo indica que o crime tenha sido "queima de arquivo".

Sepultamento

O corpo do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, foi enterrado no fim da manhã de domingo (10), no Cemitério Parque Morumby, na Zona Sul da Capital Paulista.

Não houve velório, para evitar exposição dos familiares e amigos dele, e a cerimônia de sepultamento teve a presença apenas dos familiares e foi restrita a imprensa.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.