Aprígio estava em um carro blindado com o motorista e a equipe de assessores voltando de um compromisso, quando foi alvejado por vários disparos.
O atual prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio da Silva (Podemos), de 72 anos, foi baleado nesta sexta-feira (18), na principal avenida da cidade da Grande São Paulo.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Candidato, o caso aconteceu por volta das 14h30m. Aprígio estava em um carro modelo Jeep Renegate blindado, quando foi alvejado por vários disparos. Ainda segundo a Assessoria, Aprígio acabou sendo ferido na clavícula.
O candidato estava acompanhado pelo motorista, um fotógrafo e um secretário e voltavam de uma visita a uma obra, na Avenida Aprígio Bezerra da Silva, que leva o nome do pai do prefeito, quando um carro emparelhou com o carro blindado em que o candidato estava e efetuou ao menos cinco tiros.
Após o ocorrido, os suspeitos fugiram em destino ignorado. Rapidamente, a equipe encaminhou o Prefeito até a Unidade de Pronto Atendimento Akira Tada, em Taboão da Serra.
Por conta da gravidade dos ferimentos, Aprígio foi transferido para o Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da Capital Paulista. Não há informações sobre o seu estado de saúde.
Equipes da Polícia Militar (PM) foram acionadas e realizaram buscas pela Cidade, mas até o momento, ninguém foi preso. A PM informou que já solicitou imagens de câmeras de monitoramento de comércios próximo ao local, para serem analisadas.
O veículo do Prefeito foi encaminhado para ser periciado. Segundo informações do Delegado da Polícia Civil, Hélio Bressan, tudo indica que os disparos foram efetuados por um fuzil.
Os criminosos estavam em um veículo de cor vermelho. Mais tarde, o veículo foi encontrado totalmente incendiado às margens do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo. A Polícia faz buscas pela região á procura dos suspeitos, que seguem foragidos.
Candidato a reeleição
José Aprígio disputará o segundo turno e tentará a reeleição contra o candidato Engenheiro Daniel (União Brasil). No primeiro turno, em 6 de outubro, o atual prefeito obteve 25,93% dos votos válidos, ante 48,98% do adversário.
A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu uma nota em suas páginas nas redes sociais, sobre o ocorrido:
"A Prefeitura de Taboão da Serra informa que o prefeito José Aprígio da Silva foi vítima de um atentado a tiros na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro.
O incidente ocorreu enquanto o prefeito realizava uma visita aos bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. No caminho para uma coletiva de imprensa na Nova Sede da Prefeitura, o veículo oficial foi alvo de tiros e um projétil atingiu o prefeito Aprígio no ombro.
Após o ocorrido, o prefeito Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde segue aos cuidados médicos.
As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis. O prefeito José Aprígio da Silva, que concorre à reeleição neste segundo turno, encontra-se estável no momento da transferência."
Se recupera bem
Nesta segunda-feira (21), bastante emocionado, o Prefeito Aprígio publicou um vídeo em suas redes sociais, ainda na cama de leito do Hospital, contando como anda a sua recuperação e tranquilizou os munícipes e seus simpatizantes. De acordo com o parlamentar, "estar vivo, é um livramento de Deus":
"Está sendo muito difícil para minha vida. Mas não vou deixar, Deus vai mim dar coragem. Graças a Deus que eu tenho o apoio da minha família, de "vocês", das Igrejas, que estão orando por mim. Deus abençoe e guarde cada um de vocês", disse Aprígio.
"Está sendo muito difícil para minha vida. Mas não vou deixar, Deus vai mim dar coragem. Graças a Deus que eu tenho o apoio da minha família, de "vocês", das Igrejas, que estão orando por mim. Deus abençoe e guarde cada um de vocês", disse Aprígio.
De acordo com a assessoria, Aprígio continuará internado sobre observação médica, no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital Paulista. Não há informações de quando o Prefeito terá alta médica.
A campanha do candidato a reeleição, segue sendo feita por assessores, familiares e através das redes sociais.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.