De acordo com informações de familiares, o Boxeador morreu vítima demência pugilística, diagnosticada em 2013.
Morreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido no mundo do Box como Maguila, aos 66 anos.
De acordo com informações de familiares, o Boxeador morreu vítima demência pugilística, diagnosticada em 2013.
Ainda segundo os familiares, o ex-lutador sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, causada por repetitivos golpes na cabeça e afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.
Maguila tratava da ETC, no Centro Terapêutico Anjos de Deus, na Cidade de Itu, interior de São Paulo. Ele teve piora no quadro e não resistiu.
O boxeador deixa a esposa Irani e três filhos, Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior.
Carreira
O ex-lutador peso-pesado nasceu em 12 de Junho de 1958, em Aracaju, Sergipe. Sua carreira no esporte durou de 1983 a 2000.
Das 85 lutas profissionais, Maguila venceu 77, sendo 61 por nocaute, 7 derrotas e 1 empate técnico. Entre os confrontos mais comentados estão a famosa luta contra George Foreman, em que o americano nocauteou o Brasileiro.
Em nota, a (CCBoxe) Confederação Brasileira de Box, lamentou a morte de Maguila:
"Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história. Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava.
Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte.
A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!", disse a nota.
Despedida
O corpo de Maguila, foi velado em cerimônia aberta ao público, durante a manhã desta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), Zona Sul de São Paulo.
O velório foi encerrado por volta das 12h. Logo em seguida, o corpo seguiu em cortejo de carro até São Caetano do Sul, cidade vizinha no ABC Paulista, onde Maguila foi sepultado.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.
Tags
ESPORTE