Avião de pequeno porte cai e todos ocupantes morrem no litoral norte de SP

A aeronave faria uma parada para abastecimento em Belo Horizonte, antes de seguir de volta Salvador. O piloto, um copiloto e três passageiros morreram.


Um avião de pequeno porte caiu na noite desta quarta-feira (23), durante uma tempestade e deixou todos os cinco ocupantes mortos, no litoral norte de São Paulo.

A queda da aeronave aconteceu em Santa Branca, cidade da região do Vale do Paraíba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes estão no local, que é de difícil acesso, para realizar o processo de retirada dos corpos e destroços da aeronave.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião era ocupado pelo o piloto, um copiloto e três passageiros. O comandante, copiloto, mecânico, médica e enfermeiro, eram funcionários da empresa proprietária da aeronave e voltavam de um serviço feito em Florianópolis, em Santa Catarina. 

A aeronave pertence a Empresa de táxi aéreo, Abaeté Aviações, que tem Sede na Capital Baiana Salvador e decolou às 16h51 desta quarta-feira, onde faria uma parada para abastecimento em Belo Horizonte, antes de seguir de volta para Salvador.

Imagem do modelo semelhante ao que caiu. FOTO: Divulgação/Embraer.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava em situação regular de aeronavegabilidade e tinha permissão para operar como táxi aéreo. 

Ainda segundo a ANAC, a aeronave não tem caixa preta, disponibilizava apenas de um gravador de voz. O piloto chegou a pedir para mudar de rota, por causa do mau tempo que atingia a localidade.

Quem são as vítimas

Todas os cincos tripulantes da aeronave residiam na Capital Baiana Salvador. Em nota, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o acidente e se solidarizou com familiares e amigos das vítimas.


- COMANDANTEJefferson Rodrigues Ferreira.
Nasceu na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Atuava como piloto há 13 anos e tinha mais de 5 mil horas de voo. Era casado e não tinha filhos.

- COPILOTO: Dulcival da Conceição Santos.
Nasceu na cidade de Simão Dias, a 105 km de Aracaju, e morava no bairro da Boca da Mata, em Salvador-Ba. Iniciou os estudos para a aviação e começou a trabalhar na área após se mudar para a Capital Baiana. Não era casado e não tinha filhos.

- MÉDICA: Sylvia Rausch Barreto.
Nasceu em Pedra Azul, cidade que fica no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Estudou o ensino médio no Colégio Gregor Mendel, em Salvador, e se formou em medicina no Centro Universitário Unifas (Unime), em 2020. Tinha inscrição no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e também era sócia de uma loja que fazia manutenção de aparelhos celulares e computadores. Tinha namorado e não tinha filhos.

- ENFERMEIRO: Erisson Silva da Conceição Cerqueira.
Baiano e morava em Salvador. Era casado e não tinha filhos. Trabalhava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português.

- MECÂNICO: Joseilton Borges.
Nasceu e viveu no bairro de Itapuã, na Capital Baiana Salvador. Era casado e tinha duas filhas. Trabalhava na Abaeté Aviações há cerca de três anos e tinha 17 anos de experiência como mecânico. A vítima era dirigente do Sindicato dos Aeroviários da Bahia.

Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), de São José dos Campos (SP), onde devem passar por exames necroscópicos para serem identificados. As causas do acidente, estão sendo investigadas.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.