O zagueiro estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein em São Paulo, desde a última quinta-feira (22), após passar mal em Campo, durante a partida pela Copa Libertadores.
Morreu na noite desta terça-feira (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Juan Manuel Izquierdo, aos 27 anos, jogador do Club Nacional de Football.
Segundo informações, o zagueiro estava internado em uma UTI da Unidade de Saúde na Zona Sul da Capital desde a última quinta-feira (22), após passar mal em Campo, durante uma partida da Copa Libertadores, contra o time do São Paulo.
Segundo informações, o zagueiro estava internado em uma UTI da Unidade de Saúde na Zona Sul da Capital desde a última quinta-feira (22), após passar mal em Campo, durante uma partida da Copa Libertadores, contra o time do São Paulo.
O jogador caiu já desacordado em campo. FOTO: Divulgação/Estadão. |
"Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco".
De acordo com o boletim médico divulgado na noite da última segunda-feira (26), Izquierdo estava "dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico".
Parada cardiorrespiratória
O zagueiro precisou ser socorrido as pressas dentro de campo e levado por uma ambulância com quadro de "arritmia cardíaca" ao Hospital, durante o segundo tempo da partida pelas oitavas de final da competição. Veja as imagens abaixo do exato momento:
De acordo com as equipes médicas do Clube, Izquierdo havia detectado uma arritmia no coração em 2014, quando tinha 17 anos. Na época, Izquierdo jogava na equipe do Cerro Porteño do Paraguai.
Durante esse tempo, o jogador foi submetido a uma serie de exames com o elenco do Clube, passou por por exames de eletrocardiograma, que detectaram que ele tinha uma pequena arritmia. Na época, os médicos afirmaram que o problema não afetaria a carreira de jogador do atleta.
De acordo com o a equipes médicas do Nacional, de lá pra cá, Izquierdo foi submetido a mais de 5.200 exames cardiológicos, no qual 134 deram problemas que foram encaminhados para especialistas. Mesmo assim, o jogador seguia atuando suas atividades normalmente.
Trajetória
Juan Manuel Izquierdo nasceu em Montevidéu, na Capital do Uruguai, em 4 de julho de 1997. Ele tinha 1,84m, era um zagueiro que jogava com o pé direito.
Começou a carreira como jogador no Cerro (URU), onde foi promovido à equipe profissional em 2017. O zagueiro logo chamou a atenção do Peñarol, um dos principais clubes do Uruguai e defendeu a equipe durante o ano de 2019.
O atleta ainda passou pelo Montevideo Wanderers, antes de ter sua única experiência internacional. Em 2021, ele foi contratado pelo Atlético San Luís, do México, seu único clube fora do Uruguai.
Em 2022, o zagueiro foi contratado pelo Nacional (URU) e voltou ao futebol do seu País, onde fez parte do time que contava com Luis Suárez e acabou campeão uruguaio naquele ano.
Juan Manuel Izquierdo e Luis Suárez, quando atuaram juntos pelo Nacional do Uruguai. FOTO: Divulgação/Redes Sociais. |
Sem espaço, Izquierdo se mudou para o Liverpool (URU) em 2023. Ele foi um dos pilares da equipe que surpreendeu o futebol local e conquistou o Campeonato Uruguaio e se garantiu na Libertadores de 2024.
Izquierdo voltou ao Nacional e era reserva da equipe neste ano. No jogo contra o São Paulo, quando teve arritmia seguida de parada cardíaca, o atleta entrou no segundo tempo.
Presenciou o nascimento do filho
Juan Manuel Izquierdo viu o nascimento do filho nasceu dias antes de morrer. Selena, companheira de Izquierdo, deu à luz a um menino no dia 16 de agosto. O zagueiro já era pai de uma menina de dois anos.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.
Tags
ESPORTE