O veículo transportava o material radiativo "Germânio 68", que segundo o órgão, pode causar danos à saúde humana.
Um carro com alguns tonéis contendo material radioativo foi roubado no último domingo (30 de Junho), em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.
De acordo com informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o veículo transportava um material radiativo "Germânio 68", que segundo o órgão, pode causar danos à saúde humana.
A CNEN informou ainda que o material está acondicionado em chumbo, o que evita vazamento de radiação. O caso aconteceu no final do mês de Junho, mas foi mantido em sigilo até agora, devido as investigações Policiais.
Polícia encontra parte do material
Na última sexta-feira (05), a Polícia encontrou em um desmanche de veículos roubados, no Jardim Marilu, um dos cinco galões que estavam no carro furtado. Segundo a PM, o recipiente estava aberto e vazio.
Já no último sábado (06), a Polícia também encontrou uma outra parte do material radioativo furtado. Os produtos estavam numa loja de baterias localizada na Avenida Itaquera, na Zona Leste da Capital.
Segundo a Polícia Militar (PM), o material foi adquirido através de um ferro velho. Três pessoas envolvidas nas negociações foram presas, acusadas de receptação e porte de material nuclear. Os homens de 21, 25 e 53 anos foram encaminhados ao 53º Distrito Policial (DP) no Parque do Carmo.
Os agentes isolaram a loja e acionaram os técnicos do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), para verificarem as taxas de radiação no local. Pelas medições, os especialistas concluíram que o resultado não é preocupante.
Segundo a CNEN, havia cinco galões no veículo, todos eles com geradores de material radioativo (1 de Germânio 68/Gálio 68) com radiação ativa, e (4 de Molibdênio 99/Tecnécio 99) que estavam sendo retornados à empresa depois de já terem sido utilizados em um hospital.
De acordo com a Polícia, todos os cilindros de armazenamento furtados já foram localizados. Porém, o gerador que continha Germânio 68/Gálio 68 foi encontrado sem o material radioativo, que ainda é procurado.
O Gálio é um metal usado na medicina nuclear, especialmente na realização de exames de imagem. Técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) passaram horas fazendo medições nos locais onde foram encontrados os matérias, detectaram radiação do produto no ambiente e liberando a área que estava interditada.
A Polícia trabalha agora para poder encontra a outra parte do material e o veículo, que ainda seguem desaparecidos. O caso segue sendo investigado pelo 49º Distrito Policial (DP) de São Mateus.
Fotos: Divulgação/Polícia Civil.