A embarcação ligará o Parque Mar Paulista Bruno Covas, em Pedreira, até o Terminal Cantinho do Céu.
O transporte público por barcos (Aquático SP), iniciou as operações nesta segunda-feira (13), na Represa Billings, na Zona Sul de São Paulo.
O sistema funciona de forma parcial, entre 10h e 16h, sem cobrança de tarifa e com capacidade reduzida. A ampliação dos horários e do número de viagens deve ocorrer gradualmente. Lembrando que o Governo já avisou que após a fase de teste, será cobrado um valor na tarifa para os usuários do transporte.
A embarcação ligará o Parque Mar Paulista Bruno Covas, em Pedreira, até o Terminal Cantinho do Céu. Atualmente, o percurso é de 15 km realizado em 1h30 de carro ou ônibus. Com o transporte hidroviário, a rota será reduzida para 5 km de extensão e 30 minutos de duração.
Atraso na inauguração
O serviço deveria ter sido inaugurado em 28 de março, mas a Justiça barrou o início das operações dias antes, em virtude de um pedido do Ministério Público (MP-SP), que alegava que o serviço "feito a toque de caixa em ano eleitoral", não tinha os devidos estudos de impacto ambiental.
Em 14 de abril, o Tribunal de Justiça (TJ-SP) autorizou a inauguração após a prefeitura recorrer da decisão em primeira instância. O transporte deveria ficar sob responsabilidade da empresa Transwolff.
Porém, como ela está sendo investigada por ligação com uma facção criminosa, a prefeitura da Capital assumiu a operação do serviço, que deve beneficiar cerca de 385 mil passageiros da região de Grajaú e Cantinho do Céu.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.