Segundo a Polícia, os crimes teriam acontecidos sempre em um quartinho reservado, nos fundos do local onde acontecem os encontros de Umbanda.
Um homem de 45 anos foi preso pela Polícia, acusado de abusar e engravidar uma jovem de 18 anos, durante rituais religiosos, na última terça-feira (30), em Araraquara, interior de São Paulo.
De acordo com informações da Polícia Civil, o acusado identificado como Rodrigo de Lima Baptista, é Pai de Santo e proprietário de um Centro de Umbanda, que fica localizado no bairro Jardim Maria Luíza 3.
Ainda segundo a Polícia, Rodrigo é acusado de engravidar a filha de uma frequentadora de seus rituais religiosos. A jovem estava grávida e deu a luz a uma menina, no último dia 16 de Abril.
Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), a jovem, que não teve o nome revelado, é uma das cinco vítimas identificadas até o momento pela Polícia Civil, que também teriam sido abusadas por Rodrigo.
Ainda segundo o MP, os crimes teriam acontecidos sempre em um quartinho reservado, nos fundos do local onde aconteciam os encontros de Umbanda.
Local onde funcionava as reuniões do Centro de Umbanda. FOTO: Divulgação/Polícia. |
Em depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a mãe da jovem, a auxiliar administrativa de 43 anos, ela que não quis ser identificada, disse que começou a frequentar o Centro de Umbanda junto com o marido e suas duas filhas, desde o ano de 2017.
Ainda segundo a Mulher, seis anos depois, durante um ritual, Rodrigo teria afirmado, alegando estar incorporado por uma entidade, que a filha caçula da auxiliar havia sido “escolhida” para ser esposa dele, porque ela havia sido “feita e moldada para ele”. Lembrando que Rodrigo na época era casado com outra mulher e pai de um filho, e a vítima era menor de idade.
De acordo com o MP, o acusado sempre mandava vídeos e mensagens para a jovem. A mãe da vítima contou durante depoimento, que em meados de 2023, o Pai de Santo começou a enviar vídeos curtos para a filha dela, com conteúdo relacionado a casais, relacionamentos e “romances”, sobre os quais escreveu:
“É assim que eu quero ficar com você!”.
Além dos vídeos, a mulher contou que Rodrigo teria montado um cômodo para praticar os abusos, e sempre afirmava à jovem, que ainda iria construir uma casa para ambos morarem juntos.
Após a série de assédios, a jovem acabou fazendo sexo com o Pai de Santo por quatro vezes. Segundo a Mãe, na última relação que eles tiveram, a filha relatou que o ato teria sido forçado.
"Ela cedeu ao pai de santo por causa da influência dele como líder espiritual", disse a mulher.
A Delegada Meirelene de Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher, responsável pelo caso, informou que já ouviu outras vítimas. Disse ainda que o acusado já está preso e que segue investigando o caso.
Já o Ministério Publico, informou que vai encaminhar as vítimas para fazer um acompanhamento com psicólogos e profissionais do Direito a Mulher.
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.