A prisão aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, próximo à região da Ponte Internacional da Amizade.
A Polícia Federal prendeu na última quinta-feira (21), Wellington Galindo de Queiroz, de 42 anos, principal suspeito de matar a adolescente Lara Maria Oliveira Nascimento, de 12 anos, em Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo.
De acordo com informações da PF, a prisão aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, próximo à região da Ponte Internacional da Amizade.
Ainda segundo a PF, há algumas semanas, as equipes de inteligência receberam informações sobre a possível presença do foragido na região da Tríplice Fronteira. Rapidamente, os agentes da PF se deslocaram ao local e conseguiram encontrar o acusado.
Ao ser abordado, o Wellington se apresentou com nome falso, mas mesmo assim foi encaminhando para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Chegando lá ao ser novamente questionado, ele acabou confessando que fugiu de São Paulo para Foz do Iguaçu e que tinha a intenção de fugir para o Paraguai.
Para os Policiais, ele disse ainda que quando chegou à Cidade paranaense, decidiu fixar residência, onde sobreviveu através da realização de pequenos serviços manuais, utilizando o nome falso de Diego.
A Polícia constatou também que além do mandado de prisão preventiva pelos crimes de homicídio e estupro de vulnerável, ocorridos em Campo Limpo Paulista, havia no sistema um mandado de prisão aberto pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, expedido pela Vara de Execuções do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Foragido
Wellington era considerado foragido desde o dia 28 de março de 2023 e foi indiciado por homicídio e ato libidinoso.
O nome do suspeito havia sido incluído no rol de procurados da Interpol e ele era procurado tanto pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP), quanto pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Polícia Federal.
O acusado tem passagens na Polícia por tráfico de drogas, crime contra o patrimônio, associação criminosa e receptação. Ele deverá ser transferido nos próximos dias, para São Paulo, onde deverá ser julgado e cumprirá a pena.
O desaparecimento e a morte da adolescente Lara Maria Oliveira Nascimento, de 12 anos, em Campo Limpo Paulista, causaram comoção em todo o Brasil.
A menina desapareceu no dia 16 de março de 2022, quando saiu de casa para comprar refrigerante. O corpo dela foi encontrado três dias depois, no dia 19 de março, em um terreno localizado em Francisco Morato (SP).
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que Lara morreu por traumatismo craniano, devido ter levado vários golpes na cabeça. Devido o estado em que o corpo foi encontrado, o sepultamento aconteceu com o caixão lacrado.
Foto: Divulgação/Polícia Federal.