Até o momento, a Capital Paulista já registrou 72,6 mil casos de dengue.
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (13), o investimento de R$ 240 milhões para o combate à dengue na Cidade. Até o momento, o município já registrou 105 mil casos prováveis da doença.
O valor deve ser destinado à contratação de 3.200 agentes para ações nas residências do Programa Operação Trabalho, além de médicos para suprir o atendimento nas unidades de saúde.
A Secretaria de Saúde ainda anunciou a compra de 30 novos carros para a realização de fumacês nas residências da capital.
O Prefeito Ricardo Nunes (MDB) declarou estado de emergência na Cidade. Nunes ainda anunciou a extensão do horário de funcionamento das AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) até às 22h. Atualmente, as unidades funcionam até às 19h.
Até o momento, 33 mortes já foram confirmadas na Cidade. No Estado, já são 385 mil casos confirmados e 158 mortes registradas. Outros 351 óbitos estão sob investigação. Cerca de 405 casos são considerados graves.
Segundo o Boletim de arboviroses emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, 74 bairros da Capital Paulista estão em epidemia de dengue, ou seja, registram mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Quais os Bairros?
- Água Rasa;
- Alto De Pinheiros;
- Aricanduva;
- Anhanguera;
- Artur Alvim;
- Barra Funda;
- Belém;
- Brasilândia;
- Butantã;
- Bom Retiro;
- Carrão;
- Cachoeirinha;
- Campo Limpo;
- Cangaíba;
- Capão Redondo;
- Casa Verde;
- Cidade Lider;
- Cidade Tiradentes;
- Cidade Ademar;
- Cidade Dutra;
- Cidade Ademar;
- Cidade Dutra;
- Ermelino Matarazzo;
- Freguesia do Ó;
- Guaianases;
- Grajaú;
- Itaim Paulista;
- Itaquera, Jaçanã;
- Iguatemi;
- Ipiranga;
- Jaguará;
- Jaguaré;
- Jaraguá;
- Jardim Ângela;
- Jardim São Luiz;
- Jardim Helena;
- Jardim Bonifácio;
- Lajeado;
- Lapa;
- Limão;
- Mooca;
- Morumbi;
- Morumbi;
- Mandaqui;
- Parque do Carmo;
- Penha;
- Perdizes;
- Perus;
- Pinheiros;
- Pirituba;
- Pari;
- Ponte Rasa;
- Parelheiros;
- Raposo Tavares;
- Rio Pequeno;
- São Domingos;
- São Lucas;
- São Mateus;
- São Miguel;
- São Rafael;
- Sacomã;
- Sacomã;
- Sapopemba;
- Socorro;
- Santana;
- Santa Cecilia;
- Tremembé;
- Tucuruvi;
- Vila Curuçá;
- Vila Formosa;
- Vila Guilherme;
- Vila Jacuí;
- Vila Leopoldina;
- Vila Maria;
- Vila Matilde;
- Vila Medeiros;
- Vila Sônia;
- Vila Prudente.
O Decreto
Com o decreto de emergência, ficam autorizadas a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses, em especial a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens, além da contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial pela a Prefeitura.
Também estão previstas outras medidas, como a “suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e unidades de saúde do Município. Atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias com a execução de atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo para o combate ao mosquito “Aedes aegypti”.
Novas ações realizadas pela Prefeitura no enfrentamento à dengue:
- Ampliação no horário de atendimento em todas as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). A partir desta segunda-feira (18), essas unidades passam a ter três horas a mais de atendimento todos os dias, ficando abertas até 22h;
- Reforço de 3,2 mil mulheres contratadas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Elas passarão por treinamento e estarão distribuídas nas 32 subprefeituras;
- Apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais;
- Mais 30 veículos de nebulização, elevando o número total para 96;
- Reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos;
- Além de novas tendas para atendimento de pessoas com sintoma, em Itaquera e São Miguel Paulista.
Prevenção
A Prefeitura reforça a importância do apoio da população no combate à dengue. O munícipe deve verificar locais em sua residência, se não está deixando recipientes e/ou reservatórios de água que possam impactar na propagação da doença.
Cuidados
As unidades de saúde municipais realizam atendimento a pacientes que apresentam sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, e estão abastecidas com testes rápidos para a doença, que são feitos conforme avaliação clínica.
Vacina
Em 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos cerca de 500 municípios Brasileiros que deveriam receber doses do imunizante em um primeiro momento para vacinação do público-alvo, da faixa entre 10 e 14 anos.
Dentre os contemplados, apenas 11 ficam no estado de São Paulo: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim, Salesópolis. Vale lembrar que a Capital Paulista ficou de fora.
Foto: Ilustrativa.