Claudio Tognolli foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Morreu neste final de semana em São Paulo, o jornalista e professor universitário Claudio Julio Tognolli, aos 60 anos.
De acordo com informações de familiares, Tognolli sofreu um infarto em Março do ano passado. De lá pra cá, o Jornalista precisou fazer uma Cirurgia de transplante do Coração. Ainda segundo familiares, a causa da morte foram por complicações e infecções diversas após o transplante.
Tognolli se formou na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde, anos depois se tornou professor. Também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), no ano de 2002.
Através de nota oficial, enviada à imprensa, a Abraji afirmou que lamenta a perda e presta solidariedade à família e amigos:
“O jornalista Claudio Julio Tognolli foi um nome marcante no jornalismo brasileiro, atuante como profissional de redação e na formação de jovens jornalistas, como professor da USP. Foi fundador e diretor da Abraji, contribuindo para o debate sobre a função social da profissão“, disse a associação.
Trajetória
Ao longo dos anos, Tognolli conquistou inúmeros prêmios, como por exemplo: Esso e Jabuti. O paulistano ainda ficou marcado na literatura nacional e publicou mais de 20 livros. No entanto, após ser vítima de um infarto no ano de 2022, e diante sua internação em decorrência da enfermidade, ele acabou deixando seu cargo de professor na USP, mas manteve a atividade de escritor em seu blog.
Também músico e participou da Banda RPM no inicio do sucesso. O velório e a cremação do corpo do jornalista ocorreram na noite do último domingo (03). Nossos sentimentos ao grande mestre da Comunicação.
Foto: Divulgação/Redes Sociais.
Tags
CAPITAL