Mulher morre após sofrer acidente com óleo quente em Limeira

A vítima é moradora de Rio Claro (SP) e morreu após ficar 10 dias internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia, em Limeira. 


Uma mulher de 33 anos morreu após sofrer um acidente domestico com óleo quente, no último domingo (25), em Limeira, interior de São Paulo.

De acordo com informações de familiares, a vítima, Elisângela Oliveira de Jesus, é moradora de Rio Claro (SP) e morreu após ficar 10 dias internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia, em Limeira. 

Ainda segundo parentes, Elisângela havia colocado uma frigideira com óleo para esquentar no fogão e quebrou um ovo em um copo para ver se o alimento não estava estragado. O que ela não havia percebido é que no copo havia um pouco d'água, e no momento em que ela depositou o ovo na frigideira, houve uma pequena explosão.

As chamas atingiram a vítima na região do rosto e peito, queimando até as roupas que ela usava na parte de cima, incluído o sutiã de amamentação, pois ainda amamentava a filha de um ano. O processo ocorreu por conta de uma explosão causada pela reação da água com o óleo quente. 


O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro. A vítima foi conduzida à Santa Casa de Rio Claro e após transferida para o hospital de Limeira, que é especializado em queimados. Durante dez dias, Elisângela lutou pela vida com queimaduras de terceiro grau pelo o corpo.

Nesta segunda-feira (26), Elisângela passaria por uma cirurgia, contudo sofreu uma parada cardiorrespiratória neste domingo e morreu. A vítima foi sepultada no Cemitério de Itirapina (SP).

Risco de explosão

De acordo com especialistas, quando a água entra em contato com o óleo quente, ela automaticamente evapora. É nesse momento que a explosão pode acontecer. 

Como a água é mais leve que o óleo, ela desce para o fundo da panela. Ao mesmo tempo, a água começa a evaporar e as moléculas de vapor “empurram” o óleo para fora, com uma imensa força.

O que fazer?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesses casos, a pessoa nunca deve jogar água numa panela que esteja com óleo quente, pois o risco de explosão é certo. Os Bombeiros alertam que nesse caso, a pessoa deve tampar a panela rapidamente, desligar o fogo e esperar o óleo esfriar - somente depois colocar o ovo dentro da panela "sem misturar com água".

Em caso de queimaduras, ligue imediatamente para as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros no número 193. Enquanto as equipes chegam, os Bombeiros recomendam que a vítima vá até o Banheiro, abra o chuveiro em modo frio e sem colocar qualquer tipo de sabão ou shampoo no corpo, fique em baixo. 

Assim, o processo quente interno da queimadura será controlado devido ao esfriamento do contato da água fria com a queimadura.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.