Morre Abílio Diniz, aos 87 anos em São Paulo

Diniz ficou internado por um mês no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da Capital Paulista, onde tratava a doença.


Morreu neste domingo (18), o empresário Abílio Diniz, aos 87 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Diniz ficou internado por um mês no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da Capital Paulista, onde tratava a doença. Ele deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

O velório será aberto ao público nesta segunda-feira (19), das 11 horas às 15 horas, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, na Zona Sul.

Trajetória

Ao lado do pai, Abílio Diniz construiu o grupo Pão de Açúcar (GPA) e comandou uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Filho de Valentim e Floripes, Abílio Diniz nasceu no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo, em dezembro de 1936. Primeiro de seis filhos de uma família de origem portuguesa, viveu nos fundos de uma mercearia.

Em 1948, ainda menino, ajudou o pai na abertura de uma doceria, chamada Pão de Açúcar. Era o início da construção de um império em homenagem ao cartão-postal do Rio de Janeiro, primeira imagem que o pai avistou ao chegar ao Brasil de navio.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz pensou em se especializar nos Estados Unidos, mas o convite do pai falou mais alto, e em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo. Nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e parceiros.

Em uma de suas últimas entrevistas, Abílio Diniz contou que fez um pedido à família para o dia de seu velório: que tocassem a música "O que é, O que é?" de Gonzaguinha e escrevessem e sua lápide "estou aqui, mas eu vim contra a minha vontade".

O desejo foi compartilhado, com bom humor, em uma edição especial do programa "Caminhos", da CNN Brasil, que era apresentado por Diniz. No episódio de 17 de dezembro de 2023, o empresário foi o entrevistado.

Diniz também era um apaixonado por esportes e comentava que pretendia continuar com o trabalho e os hobbies até o fim da vida.

O Prefeito da Capital Paulista, Ricardo Nunes, decretou luto oficial de três dias na Cidade. Nunes usou suas redes sociais para agradecer a Abílio Diniz pelo o legado deixado e a força do empreendedorismo alcançado no município.

"Decretei oficialmente três dias de luto em homenagem a Abílio Diniz. Relembrando sua contribuição ímpar para São Paulo, o Brasil e o mundo. Suas palavras sobre educação e empreendedorismo sempre me inspiraram. Que sua trajetória continue a inspirar futuras gerações", escreveu o Prefeito.


Foto: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Motociclistas por aplicativo realizam motociata em protesto no Centro de SP.