Detran divulga calendário de Licenciamento de veículos 2024 em SP

Caso o licenciamento não ocorra dentro do prazo, o condutor comete infração gravíssima e o veículo é removido ao pátio, além de multa.


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou o calendário anual de licenciamento de veículos para o ano de 2024. 

O cronograma tem início no dia 1º de julho e vai até dezembro de 2024. Veículos de carga (caminhão e trator) cumprem o prazo a partir de setembro.

A taxa do licenciamento será de R$ 160,22. Caso o licenciamento não ocorra dentro do prazo, o condutor comete infração gravíssima (7 pontos) e o veículo é removido ao pátio, além de multa de R$ 293,47

Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Renavam e pagar a taxa via: internet banking, aplicativo de celular ou em caixas eletrônicos de bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander).

Após o pagamento, o download ou a impressão do documento digital atualizado deve ser realizado nos portais do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos apps Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Segundo o Detran, caso haja pendência em relação ao veículo, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas, taxa de licenciamento atrasada e demais questões, o licenciamento não será consumado, mesmo que haja o pagamento da taxa, implicando no bloqueio do documento atualizado.

Calendário de licenciamento para 2024 em SP

Para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque: 

- Placas com final 1 e 2: julho;
- Placas com final 3 e 4: agosto;
- Placas com final 5 e 6: setembro;
- Placas com final 7 e 8: outubro;
- Placas com final 9: novembro;
- Placas com final 0: dezembro.

Calendário de licenciamento para 2024 em SP

Para caminhões e tratores:

- Placas com final 1 e 2: setembro;
- Placas com final 3, 4 e 5: outubro;
- Placas com final 6, 7 e 8: novembro;
- Placas com final 9 e 0: dezembro.

De acordo com o Detran, o pagamento do IPVA pode ser feito em cota única, com desconto, ou parcelado pelo site www.fazenda.sp.gov.br. Os débitos inscritos da dívida ativa relativos ao IPVA podem ser consultados, quitados ou parcelados em www.dividaativa.pge.sp.gov.br.


Foto: Ilustrativa/Google Imagens.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.