Desemprego recua 0,3% no terceiro trimestre em São Paulo

Os dados constam na atualização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quarta-feira (22) pelo IBGE.


A taxa de desempregados caiu no terceiro trimestre em São Paulo e teve recuo no total de desempregados e aumento de pessoas empregadas, segundo pesquisa divulgada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o desemprego registrou queda de 0,3 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre do ano. Ao mesmo tempo, além de São Paulo, outros dois Estados acompanharam essa tendência: Acre e Maranhão. 

Os dados constam na última atualização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quarta-feira (22) pelo IBGE.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, a queda no desemprego em São Paulo foi fundamental para segurar o resultado nacional, balanceando o fraco desempenho do mercado de trabalho em outros estados. Em São Paulo, a taxa recuou de 7,8% para 7,1%.

"São Paulo tem uma importância dada ao contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional", afirmou a coordenadora.

No Estado, o número de brasileiros desocupados recuou, o que indica um processo de queda por uma menor procura por trabalho, e não por uma maior taxa de ocupação.

O levantamento mostrou ainda que, nacionalmente, o número de pessoas que procuravam trabalho há mais de dois anos recuou 28,2% no embate entre os terceiros trimestres de 2022 e 2023. Na faixa de procura entre um e dois anos, também houve queda, desta vez de 14,2%.

No trimestre encerrado em setembro de 2023, o desemprego chegou ao menor patamar desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. Já o contingente de pessoas ocupadas ultrapassou 99,8 milhões, o maior patamar desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

Informalidade

O contingente de trabalhadores informais segue alto com uma alta porcentagem da população ocupada estando nessa situação. Em São Paulo o índice foi de 31,3%, uma das menores taxas em relação com outros cinco estados do Pais.


Foto: Divulgação/Gaucha zh.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.