Sistema de sirenes para alertar sobre temporais no Estado deve ficar pronto somente em 2024

As empresas já foram convocadas e deverão apresentar propostas até o dia 16 de outubro. A verba de R$ 4,6 milhões já foi liberada para a compra dos equipamentos e instalação das torres de transmissão.


O sistema de sirenes para alertar a população sobre temporais e deslizamentos causados por fortes chuvas deve ficar pronto somente no fim do verão de 2024.

De acordo com informações do Governo Paulista, as sirenes deveriam estar em operação no próximo verão, que começa em dezembro, mas a empresa que vai ser escolhida em 16 de outubro, terá mais 120 dias para implementar o sistema, o que poderá atrasar ainda mais a conclusão das obras. As empresas foram convocadas e deverão apresentar propostas até o dia 16 de outubro, quando uma das empresas deve ser escolhida. A partir desta data, ela terá 120 dias para entregar o sistema.

Ainda segundo o Governo do Estado, serão atendidas pelas sirenes as cidades de São Sebastião e Guarujá, localizadas no litoral, e Franco da Rocha, na região metropolitana da Grande SP.

As escolhas das cidades foram feitas por causa dos riscos de deslizamentos e alagamentos do volume de chuva registrado, do número de mortes e por terem uma central de monitoramento de 24 horas que faz com que o município dê o sinal de alerta.

Em caso de temporal e deslizamento, é enviada a informação e a defesa civil do município solta o alerta para os moradores. A verba de R$ 4,6 milhões já foi liberada para a compra dos equipamentos e instalação das torres de transmissão, onde serão instaladas as sirenes e alertas.


Foto: Reprodução/Veja SP.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.