Secretaria da Segurança Pública de SP prende 118 detentos por violar saidinha em novo modelo de monitoramento

O acordo entre as Policias e a Justiça permite que policiais identifiquem em tempo real desrespeitos de detentos, beneficiados pela saída temporária.


A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), informou ter apreendido 118 detentos que violaram os termos da saída temporária, conhecida como "saidinha", concedidos entre os dias 12 e 16 de setembro deste ano.

Segundo a SSP, as prisões ocorreram após um acordo inédito firmado entre a Secretaria e a Justiça. A parceria permite que os policiais tenham acesso, em tablets instalados nas viaturas, aos processos dos réus beneficiados pela saída temporária.

Em tempo real, os policiais conseguem, ao abordar suspeitos, verificar se as regras impostas pela Justiça estão sendo desrespeitadas. De acordo com o Órgão, um exemplo são os condenados que estão fora de casa em horário não permitido.

"O número, por si só, já mostra a eficiência do projeto inédito. Vamos combater diretamente a reincidência criminal, retirando das ruas condenados que, porventura, possam cometer novamente algum tipo de crime", diz o Secretário da Segurança, Guilherme Derrite.

Segundo Derrite, a população terá mais segurança com a medida, já que a mesma se sente extremamente vulnerável durante todas as saídas temporárias.

Antes, a comunicação entre a PM e a Justiça sobre a captura de infratores desrespeitando medidas cautelares não era feita de forma direta, o que a tornava menos eficiente e mais lenta.

Prisão de traficantes e aliciadores

Uma ação conjunta da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), prendeu nesta terça-feira (18), dois homens suspeitos de aliciar detentos para que eles entrassem com drogas no estômago, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, após volta da "saída temporária”. Na ação, foram identificados 24 presos suspeitos de terem ingerido as drogas.

De acordo com a Polícia Civil, durante o retorno da saída temporária, os presos passaram pelo bodyscanner da SAP e foram encaminhados para UPA da cidade. Um preso expeliu três celulares e foi levado para delegacia.

Outros cinco foram identificados com os entorpecentes no estômago. Eles permaneceram na unidade hospitalar para a retirada do material. Os outros detentos foram encaminhados para o Centro de Progressão Penitenciária.

Com os homens, o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil também encontrou 96 porções de maconha e prenderam mais dois homens por tráfico de drogas. Eles eram suspeitos de oferecerem drogas para dois presos que estavam prestes a retornar para a penitenciária.



Fonte: SSP.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.