Governo de SP cria Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas e nomeia cacique de etnia tupi-guarani

O conselho existe há 18 anos e é um dos órgãos de representação da sociedade civil abrigados no organograma de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania.


O Governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos), criou uma Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas, subordinada à Secretaria de Justiça e Cidadania.

Foi nomeado nesta quarta-feira (20), para o cargo o cacique Cristiano AWA-Kiririndju, de 38 anos, da etnia tupi-guarani. Ele é o líder da Aldeia Renascer, em Ubatuba, no litoral paulista.

Cristiano presidia o Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (Cepisp) desde 2022, cargo escolhido pelas cinco etnias presentes em 37 territórios no estado, além das que vivem em área urbana na Grande São Paulo. Cristiano é formado em pedagogia pela USP e coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

Em entrevista cedida ao Jornal do Portal Jovem Pan, o Secretario de Justiça Fábio Pietro, afirmou a importância da Coordenadoria e a escolha de Cristiano AWA-Kiririndju:
 
"Eu trabalhei como magistrado federal no inicio dos anos 90 e tive a oportunidade de chegar em Campo Grande, no Mato grosso do Sul, quando o agronegócio estava ainda surgindo. E vi toda essa transição de relação com a População urbana e rural com as comunidades indígenas. Com essa aprendizagem, agora exercendo a Secretaria, vi que era necessário criar um órgão de efetiva execução. Propus isso ao Governador Tarcísio e ele por também ter conhecimento de campo, pois serviu o exercito e construiu estradas em terras indígenas, teve muito contato com as populações indígenas e conhece profundamente isso. Ele aceitou a proposta e viabilizou essa coordenação. Nós fomos buscar uma pessoa do campo, que entende do riscado, que é justamente o nosso Cacique Cristiano. É também uma liderança importante Nacional, um professor formado na USP, uma pessoa que tenho certeza que vai trazer muitas coisas boas paras as comunidades indígenas do Estado de São Paulo", disse Pietro.   

O conselho existe há 18 anos e é um dos órgãos de representação da sociedade civil abrigados no organograma de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania.

A coordenadoria tem como metas aprofundar as ações e ampliar a participação social das etnias localizadas no território paulista.



Fotos: Divulgação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.