Metroviários fazem greve e paralisam linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata da CPTM


Metroviários das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô entraram em greve durante a madrugada desta quinta-feira (23), em São Paulo.

De acordo com informações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô estão funcionam normalmente.

Nossa equipe de reportagem circulou por volta das 04h30m em algumas estações do metrô na Zona Sul e encontrou vários usuários revoltados com a decisão de greve da categoria. Várias pessoas reclamavam que foram pegos de surpresa com a greve ao chegar nas estações e encontrar os portões fechados, com avisos informando sobre a paralisação. Além disso, até as 08h00 da manhã, a Prefeitura não havia informado e disponibilizado aos usuários o sistema PAESE de ônibus, para dar auxílio a população.

O Sindicato dos Metroviários informou que a categoria cobra o pagamento do abono, a revogação de demissões por aposentadoria e outros desligamentos realizados no ano de 2019, além de pedir novas contratações.

Os grevistas proporam um dia de "catraca livre" como alternativa para não prejudicar a população. A Prefeitura disse que iria analisar a proposta, pois a decisão seria arriscada por questões de segurança pois poderia sobrecarregar o sistema. Mas por volta das 10h30m desta quinta-feira, aceitou a proposta e decidiu liberar as catracas das estações afetadas até que se encerrem as negociações.

Segundo a CPTM, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás estão operando normalmente. Os trens da CPTM também estão circulando, mas as transferências para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, permanecerão fechada. Já as transferências com as linhas 4-Amarela e 8-Diamante estão funcionando normalmente nas estações Luz e Barra Funda.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), informou que as linhas operam normalmente e que reforçou as linhas integradas ao Metrô e à CPTM. 

A Prefeitura suspendeu o rodízio municipal de veículos na Capital Paulista para esta quarta-feira. Já a Zona Azul e a proibição de circulação de carros nos corredores de ônibus continuam valendo, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.