Forte temporal deixa mortos e rodovias interditadas no Litoral Norte de SP

Moradores retirando parte da lama que desceu com a enxurrada em São Sebastião-SP

Subiu para 50 o numero de mortos durante um forte temporal que caiu sobre cidades do Litoral Norte de em São Paulo, durante as madrugadas do último sábado e domingo.

De acordo com a Defesa Civil, rodovias estão bloqueadas devido a estragos de vias e deslizamento de encostas. Helicópteros Águia da Polícia Militar e Aeronaves do exército, além de várias equipes do Corpo de Bombeiros estão empenhados nos resgates das vítimas.

Entre as mortes confirmadas até o momento, 49 são em São Sebastião (Barra do Sahy, Juquehy, Camburi, Boiçucanga) e 1 de Ubatuba.

O número de desaparecidos chega em 38. Os trabalhos acontecem especialmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião, como a Vila do Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia.

Uma das vítimas é uma menina de 7 anos que morreu soterrada após a sua casa ser destruída por uma pedra de duas toneladas durante o temporal em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu depois que a casa dela foi atingida por uma árvore.

Estrada Mogi das Cruzes/Bertioga ficou totalmente destruída no km 82

O Instituto Médico Legal informou que recebeu 39 corpos de vítimas até o fim da tarde desta terça-feira (21). Cerca de 18 corpos já foram reconhecidos por parentes. 

Chove forte na região

As equipes da Defesa Civil informaram que voltou chover durante o final da tarde desta terça-feira na região, o que impossibilitou ainda mais o s trabalhos de resgate. Barreiras ainda ameaçam cair. Os municípios mais afetados são São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga.  

O Governo de São Paulo informou por meio das redes sociais que mais de 100 policiais militares do Corpo de Bombeiros estão atuando em São Sebastião e Ubatuba. As equipes contam com 17 viaturas e com o apoio de 7 helicópteros Águia. Aeronaves do Exército Brasileiro também estão empregadas nas ações de resgate. As forças armadas ainda colaborarão com técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba e máquinas para os trabalhos de resgate.

Ruas de São Sebastião-SP ficaram totalmente debaixo d'água.

A Secretaria de Saúde do estado anunciou os dois hospitais referências na região, Regional do Litoral Norte e no Regional de São José dos Campos, para as vítimas das chuvas no litoral norte. Os demais hospitais da região também estão à disposição. De acordo com o Governo do Estado, cerca de 228 pessoas estão desalojadas e 338 permanecem desabrigadas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Presidente Lula decretaram estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região. O Governador Tarcísio decretou luto oficial de três dias em todo Estado, em memoria ás vítimas.

Desabastecimento

Os estoques dos Mercados estão quase acabando, com falta de alimentos. As filas de clientes preocupados em estocar mantimentos chegaram á vários metros. Além disso, há registros de falta de água potável. Os Mercados estão fazendo limitações na venda de galões de água. Moradores relatam que encontraram um litro de água sendo vendido por R$ 40.


Postos de combustíveis estão com seus estoques no limite. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão fazendo o resgate e retirada das pessoas do local pelo mar, através de botes que levam as pessoas até as grandes embarcações. O Exercito também auxiliam o resgate das vítimas pelo ar. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.