FOTO: Divulgação/TV Globo. |
Morreu na madrugada desta sexta-feira (05), em São Paulo, o apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares, aos 84 anos.
Jô estava internado desde o dia 28 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, na Região Central da Capital, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia. O humorista teve complicações e morreu às 02h30m desta madrugada. A causa da morte ainda não foi confirmada.
O anúncio da morte foi feito por Flávia Pedra, ex-mulher de Jô, e confirmada em nota pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês.
"Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo”, escreveu Flávia em uma rede social.
O velório terminou por volta das 17h no Bairro Paulistano da Bela Vista. A pequena cerimonia foi restrita a familiares e amigos e teve a presença de figuras como Matinas Suzuki Jr (biógrafo de Jô), além de Mika Lins, Zélia Duncan, Ivo Hollanda, Serginho Groisman, Thiago Leifert, Juca de Oliveira, Dan Stulbach e Natuza Nery.
O corpo de Jô Soares será cremado na cidade de Mauá (SP), não haverá cerimônia de sepultamento. Flávia Pedras Soares, conduzirá o processo sozinha.
Trajetória
José Eugênio Soares nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Jô Soares, como ficou conhecido, foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator.
Era o único filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares. Assumidamente vaidoso e poliglota, queria ser diplomata e chegou a estudar na Suíça antes de ficar famoso como artista.
Teve um único filho, Rafael, que morreu em 2014, aos 50 anos, fruto de seu relacionamento com a atriz Therezinha Millet Austregésilo (1934-2021). O apresentador tinha transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em sua casa, os quadros precisavam estar tombados levemente para a direita.
Jô era sobrinho de Togo Renan Soares, conhecido como "Kanela", ex-treinador da seleção Brasileira de basquete.
O apresentador falava, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de ter bons conhecimentos de alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest. Jô era católico, sendo devoto de Santa Rita de Cássia.
A carreira como apresentador começou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com o programa "Jô Soares Onze e Meia", que foi ao ar entre 1988 e 1999. Em 2000, o humorista iniciou na TV Globo aquele que se tornou seu programa mais famoso, o "Programa do Jô", onde foi encerrado em 2016.
Foto: Divulgação/Rede social
Foto: Divulgação/Rede social