Primeiros casos de varíola dos macacos em crianças no País é registrado em SP


O Brasil confirmou nesta quinta-feira (28), os primeiros casos de varíola dos macacos, também chamada de monkeypox, em crianças. Os casos foram diagnosticados em três crianças na última semana, todos eles na cidade de São Paulo. 

O atendimento para casos suspeitos da doença é feita em São Paulo, por meio da rede municipal de saúde, como nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), prontos-socorros e pronto atendimentos. "A rede foi capacitada e conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas (secreção ou partes da ferida seca) para análise laboratorial", concluiu a pasta.

A Secretaria Municipal de Saúde disse em nota que as crianças que foram diagnosticadas com a doença, estão em monitoramento, sem sinais de agravamento da doença. Em São Paulo, foram contabilizadas 744 pessoas contaminadas pela doença.

No mundo, já foram registrados três casos da varíola dos macacos em crianças: dois nos Estados Unidos e um na Holanda.

Casos em todo o Mundo

De acordo com a OMS, já foram contabilizados mais de 18 mil casos da doença em 78 Países. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que mais de 70% dos casos foram registrados na Europa e 25% nas Américas. 

Do total de pacientes, 10% tiveram que ser internados para tratar a doença. Até o momento, houve cinco mortes informadas. No País, já foram contabilizados 978 casos da doença.



Foto: Divulgação/Shutterrstock.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Mulher é feita refém em Ponto de ônibus na Avenida Paulista.