
A Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apreenderam na última quinta-feira (28), oito aeronaves durante uma operação, em Bragança Paulista, interior de São Paulo..
Segundo informações da Receita Federal, cada um dos aviões apreendidos está avaliado em R$ 100 mil. Ainda segundo a RF, a suspeita é de que ás aeronaves fossem ser usadas em atividades criminosas.
De acordo com a Receita Federal, as aeronaves apreendidas foram importadas sem a certificação de aeronavegabilidade para exportação do país de origem. Sem esse certificado, não poderiam ser importadas e regularizadas para voo no Brasil.

A suspeita é de que, como não tinham certificação e não poderiam fazer voos de forma legal, as aeronaves fossem ser usadas em atividades criminosas, como transporte de drogas e contrabando ou garimpo ilegal.
O valor total dos aviões é de R$ 800 mil. Após os trâmites legais, eles devem ser destruídos, já que não podem ser regularizadas.

Em nota, a R4 Aviação, responsável pelas aeronaves, informou que atua legalmente, e que todos os aviões estão regulares. A empresa nega qualquer irregularidade.
“Todas as aeronaves foram importadas de forma 100% legal, toda a documentação foi apresentada para os fiscais e não existe nada de errado. Esse documento que a ANAC está cobrando (Export-Certificate), só serve para aeronaves que estejam em perfeitas condições de voo”, afirma a empresa.
No comunicado a corporação ressalta ainda que para fazer a venda de peças, é necessária a avaliação de uma oficina homologada pela ANAC.
Fotos: Divulgação/Receita Federal.
Tags
POLÍCIA