O governo de São Paulo estuda flexibilizar o uso de máscara dentro das escolas.
Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Sorares, uma definição sobre a liberação deve ser apresentada pelo comitê científico nas próximas duas semanas. "Acho que esse momento está se aproximando, vamos ver o comportamento do vírus após o carnaval. Os números são extremamente positivos. O mundo inteiro está caminhando para a retirada de máscara das crianças menores. É uma tendência aqui, mas é uma discussão que está sendo feita pelo comitê científico do governo. Talvez nas duas próximas semanas a gente tenha alguma decisão nesse sentido", afirmou Rossieli em coletiva de imprensa na tarde desta quarta (02).
A obrigatoriedade do uso de máscaras segue mantida em todos os ambientes até dia 31 de março no estado.
Apesar do estudo em retirar as máscaras, especialistas defendem o uso da máscara como uma das principais medidas, além da vacinação, para conter o avanço da ômicron. "O comitê científico tem analisado essa questão das máscaras, tá estudando. Nós temos um decreto no estado de São Paulo em que o uso obrigatório das máscaras se estende até final do mês de março.
Então, vamos continuar fazendo essa avaliação, é possível que em algum momento nós possamos fazer esse anúncio, não sabemos ainda exatamente quando será feito, porque nós estamos analisando os indicadores, é a primeira semana que nós temos redução no número de mortes, então continuaremos fazendo análise dessa situação", disse o médico João Gabbardo, integrante do Comitê de Saúde.
Foto: Divulgação/BBC News.